quarta-feira, 6 de abril de 2016

Teve Sarau da Lona Poética em Iracema. E foi lindo!

Gente linda!

Que bonito que foi o Sarau da Lona Poética lá na cidade de Iracema!





Sério, gente! Começou tranquilo e favorável, sem chuva (sim, as chuvas estão voltando a Roraima. Viva!), numa praça linda e charmosa, emoldurado por uma árvore linda e a expectativa de crianças, jovens e adultos. Parecia cenário de filme esta nossa segunda Lona Poética fora de Boa Vista (a primeira vocês lembram, né? Foi em Alto Alegre). Vamos conferir os registros de nossa companheira de jornada Lai Dantas:



Os nossos poetas convidados deixaram tudo ainda mais bonito. Carol Alcoforado, Felipe Thiago, Hander Frank e Brendo Vieira apresentaram poesias próprias e de outros autores, brincaram com as crianças, falaram de amor, subiram nas cadeiras, fizeram encantamentos, empolgaram.

Carol Alcoforado, Felipe Thiago, Hander Frank e Brendo Vieira

Felipe Thiago

Carol Alcoforado


Brendo Vieira


Hander Frank 

E a exposição conjunta de Leila  Baptaglin e Thayline Silva, nossas artistas visuais convidadas? Embelezou de tal forma o sarau que as crianças pediram para tirar fotos com as obras, que mostravam cenas da natureza, locais de trabalho e caveiras multicoloridas.



Leila  Baptaglin e Thayline Silva






Os rappers Big Berg e 7Niggaz, integrantes do coletivo Macu-X, e o violonista JJ  Vilela deram o tom musical à noite, apresentando-se de forma solo, em dupla e até em trio durante os free style que rolaram na pracinha.

 Big Berg


7Niggaz


 JJ  Vilela

Big Berg fazendo um beat box para a participação de Edgar Borges Bisneto

A comunidade respondeu de forma linda, com as crianças de Iracema cantando e fazendo jograis em grupo, pedindo para apresentar sozinhas as músicas que já sabem cantar, empolgando-se na hora dos sorteios que sempre fazemos para divulgar os livros de autores roraimenses.

Mas não foram só as crianças que fizeram bonito. Os artistas de Iracema também deram a sua colaboração para esta noite bonita de poesia, música e artes visuais.










Poeta Zanny Adairalba, organizadora do Sarau da Lona Poética, entregando um de seus livros à moradora que ganhou o sorteio
Edgar Borges e Zanny Adairalba, articuladores do Coletivo Caimbé


Paulo Zanata, um dos artistas de Iracema que participou da Lona Poética



E o que será que a nossa convidada Thayline Silva achou da viagem? Vamos ler o que ela postou em seu facebook:

Que maravilhosa experiência... Amei fazer parte desse Sarau da Lona Poética... Foi tudo de bom... Ver as crianças admirando minhas caveiras e querendo comprar foi tudo de bom. Ver que seu trabalho é reconhecido e valorizado pelas pessoas... Cidade maravilhosa e muito receptiva... Amei a experiência...Muito gratificante...

A gente espera que o povo de Iracema também se empolgue e faça seus próprios saraus, nos convide, movimente a pracinha, faça arte na rua. Afinal, esse é um dos objetivos do Sarau da Lona Poética: empolgar a turma para que a turma faça seus saraus. =)

Turma do Sesc e do  Coletivo Caimbé que participou da produção do Sarau da Lona Poética em Iracema


Tudo isso que descrevemos não poderia ter acontecido sem o apoio do Sesc Roraima, que também estava lá com a equipe do Sesc Ler movimentando pais e crianças numa tarde de leituras, e do Ministério da Cultura, que selecionou, via edital, o projeto Saraus Poéticos Caimbé para receber a Bolsa de Fomento à Literatura. Valeu Sesc, valeu Minc!

Agora vamos nos preparar para uma Lona Poética  lá na comunidade indígena Canaoani, município do Cantá, no dia 16 de abril. E para reiniciar as atividades do projeto Mais Cultura nas Escolas na comunidade Ilha, na Terra Indígena São Marcos. Abril tem coisa para ser feita, gente linda!

Ah, para ver mais fotos, tem este álbum em nossa fan page no Facebook. Aproveita  e curte e divulga a página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário