segunda-feira, 11 de abril de 2016

Coletivo Caimbé promove sarau em comunidade indígena de Roraima


O próximo sábado (16/04) vai ser de muita poesia, música e artes visuais na comunidade indígena Canauanin, no município do Cantá. É a caravana de artistas do Sarau da Lona Poética que vai chegar na região atravessando o lavrado de Roraima para trazer uma manhã diferente para crianças, jovens e adultos.

Este será o primeiro Sarau da Lona Poética em terras indígenas e o terceiro feito fora de Boa Vista. Em março, houve uma edição em Alto Alegre e no começo deste mês as atividades aconteceram em Iracema.

As atividades vão começar às 9h, no malocão da Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete. Esta Lona terá como convidados poético-musicais os poetas Rodrigo Mebs e Carol Alcoforado, o cantor Paulo Segundo, o violonista JJ Vilela e o ator Sulivan Barros.



Músico JJ Vilela (Foto: Will Wolf)


Poeta Carol Alcoforado  (Foto Lai Dantas)

Poeta Rodrigo Mebs (Foto: Edgar Borges)

Cantor Paulo Segundo  (Foto Lai Dantas)

Ator Sulivan Barros (Foto:  Arquivo pessoal)


Além deles, os artistas Cláudia Caroline, Georgina Sarmento e Geovan Almeida Solon, morador da comunidade, vão integrar a Lona Poética com uma exposição de desenhos, pinturas e xilogravuras. O trio também vai conversar com o público sobre seus processos de criação.

Artista visual Cláudia Caroline (Foto: Arquivo pessoal)


Artista visual Georgina Sarmento (Foto: Arquivo pessoal)
Artista visual Geovan Almeida Solon (Foto: Arquivo pessoal)

Alunos da escola Tuxaua Luiz Cadete e integrantes da comunidade foram convidados para exporem trabalhos artísticos produzidos em sala de aula e participarem do microfone aberto, quando o público pode cantar, tocar e declamar. Também haverá sorteio de livros de autores roraimenses.



“Temos certeza de que será uma manhã diferente e alegre para os nossos convidados e para a comunidade. Essa integração cultural traz novas vivências para todos os participantes e ajuda a criar laços artísticos entre os artistas urbanos e os da comunidade”, afirma a poeta Zanny Adairalba, uma das responsáveis pelo Sarau da Lona Poética, que é organizado desde 2014 pelo Coletivo Caimbé.

Nesta edição, além da escola Tuxaua Luiz Cadete, o coletivo conta a parceria do Sesc Roraima e do Ministério da Cultura (MinC), que selecionou em 2015, via edital, o projeto Saraus Poéticos Caimbé para receber a Bolsa de Fomento à Literatura.

“Iniciamos em novembro esta parceria com o MinC. Fizemos 11 saraus em diversos pontos de Boa Vista, em Alto Alegre e Iracema, estes dois também em conjunto com o Sesc Roraima; distribuímos livros para os participantes e levamos a poesia e as artes visuais roraimenses para novos públicos. Em Canauanin fechamos o ciclo com o ministério e a partir de maio continuaremos fazendo os nossos saraus normalmente, uma vez por mês”, conta o escritor Edgar Borges, articulador do Coletivo Caimbé.

Escritores Edgar Borges e Zanny Adairalba, articuladores do Coletivo Caimbé  (Foto Lai Dantas)

POESIA POR RORAIMA - O Sarau da Lona Poética é o único evento público deste gênero realizado regularmente no estado de Roraima. Itinerante, é realizado em praças, parques, livrarias e espaços culturais com a intenção de promover a circulação da poesia e outras artes que que se fazem em Roraima.

IMAGENS DO SARAU - Para ver mais fotos e vídeos das edições do sarau, curta a página www.facebook.com/coletivocaimbe ou siga o grupo no perfil www.twitter.com/coletivocaimbe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário