quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Coletivo Caimbé promove Dia Internacional da Animação em Boa Vista



O Dia Internacional da Animação 2013 (DIA) será comemorado 28 de outubro com a exibição de filmes para a comunidade do bairro Cauamé. 

Pelo quinto ano consecutivo o Coletivo Arteliteratura Caimbé traz a Boa Vista a mostra de curtas nacionais e internacionais, integrando a capital de Roraima a uma programação cultural gratuita que acontece simultaneamente em 230 cidades do Brasil e em 30 países como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária e Grécia. 

 Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação será celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Em Boa Vista, a atividade será realizada a partir das 19h30 na sede da Associação Grupo de Mães Anjos de Luz, rua Austrália, 465, Cauamé. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), tendo em Boa Vista o Coletivo Arteliteratura Caimbé como parceiro da atividade.

Já no dia 31 de outubro, os curtas-metragens serão exibidos pela manhã e à tarde no cinema do Sesc Mecejana, também com ingresso gratuito. 

Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. 

No site do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro será exibida a Sessão Ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia. Este ano a Mostra Nacional Oficial receberá novamente a audiodescrição e pela primeira vez a Janela de Libras, possibilitando a exibição desta sessão de filmes para pessoas com deficiência visual, auditiva, síndrome de Down e autismo. 

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. 

Sobre o Dia Internacional da Animação - No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. 

O DIA no Brasil tem o patrocínio da Petrobras, e o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.

Veja o filme de divulgação do DIA 2013:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário