Quem somos

Coletivo Caimbé


O Coletivo Caimbé é uma associação amazônica formada por pessoas que atuam em diversas áreas culturais. Sediada em Boa Vista,  Roraima, tem como objetivo fomentar a cidadania usando a literatura como ferramenta principal.

Integrar pessoas que fazem e apreciam a arte em Roraima, na Amazônia e no Brasil como um todo é outra finalidade do Coletivo Caimbé, cujo trabalho visa promover a integração de artistas e amantes da arte em todas as suas vertentes para levar suas produções até o público, em espaços abertos e de forma interativa.

O termo “caimbé” no nome do coletivo é usado como uma metáfora. A planta que identifica o grupo resiste a tudo o que se faça contra ela, do mesmo jeito que a arte e a cultura. Mesmo no mais rigoroso verão e passando pela mais criminosa das queimadas, o caimbé continua de pé, acima das gramíneas, altivo, marcando a paisagem do lavrado de Roraima. Assim também é a cultura, a arte. Essa árvore que os integrantes do Coletivo querem ser e ajudar outros a serem: resistente e sempre presente.

O Coletivo Caimbé iniciou suas atividades em 2009. 

A primeira foi uma intervenção cultural comemorando o Dia Nacional da Poesia, em 14 de março de 2009, na Praça das Águas, Centro de Boa Vista (RR). Mais de cinco mil pessoas participaram das leituras e exposição de poesia, show musical e produção de textos. 

Desde a sua criação, o Coletivo realiza e participa de diversas atividades focadas em literatura e artes, produção de eventos, ações educativas, gestão cultural e organização social; atua em palestras e mesas redondas e trabalha prestando consultoria cultural e de comunicação.

Em suas andanças, o Coletivo Caimbé já promoveu e participou de atividades em sete municípios de Roraima (Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, São João da Baliza, Cantá, Rorainópolis e Pacaraima), e nos estados de Pernambuco, Alagoas, Amapá, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.