sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Coletivo Caimbé participa de discussões sobre mídia livre

O Coletivo Arteliteratura Caimbé participou nos dias 23 e 24 de agosto do III Fórum Onda Cidadã, realizado no Instituto Itaú Cultural, São Paulo. Nosso colega Edgar Borges foi o único convidado da região Norte para o evento, que discutiu os caminhos que o programa Onda Cidadã pode tomar para incentivar o crescimento das iniciativas que atuam com mídia livre e produção cultural.

Durante o fórum foram apresentados os resultados do mapeamento das mídias livres brasileiras.

O mapeamento consiste em 27 perguntas que abordam temas como: status legal, tempo de vida, área de atuação, grau de formalização, atividades desenvolvidas, sustentabilidade, quantidade de profissionais e outros.

Foram mapeados 253 GIASCs (Grupos, Ações e Iniciativas Autônomas de Comunicação). Dentre a amostra, 56% se concentra na região Sudeste, 14% no Sul, 14% no Nordeste, 8% no Centro-Oeste e 6% no Norte, como você pode ver no gráfico.




Neste vídeo, Edgar, Rene Silva (Voz da Comunidade/RJ), Haroldo Paranhos (Coletivo SHN/SP) e Ricardo Ruiz Freire (3 Ecologias/PE) falam sobre o que os levou a criar e a manter os coletivos culturais que integram:




Para acessar outros vídeos, a pesquisa, saber quais outras iniciativas participaram e cadastrar-se no mapeamento do programa Onda Cidadã, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário