quarta-feira, 20 de abril de 2016

E foi bonito o Sarau da Lona Poética na comunidade Canauanin!

Gente lindamente poética!

Se a gente falar que foi lindo o Sarau da Lona Poética na comunidade indígena Canauanin, ali no município Cantá, vai ser pouco. Foi quase mágico, isso sim. E com direito a malocão lindo, goles de caxiri na cuia e parixara para que todos lembrássemos onde estávamos.


Olha que malocão cheio pro sarau



Dança do parixara
 
Rodrigo Mebs e Carol Alcoforado

Caxiri na cuia, parente
 A nossa caravana foi reforçada nesta viagem, com todos pensando em fazer o melhor possível neste que foi a primeira Lona Poética em terras indígenas.

Presta atenção em quantos artistas participaram com sua música, poesia e artes visuais: Rodrigo Mebs, Evilene Paixão, Paulo Segundo, Sulivan Barros, Carol Alcoforado, Claudia Caroline, Georgina Sarmento, Geovan Almeida Solon e JJ Vilela. 

Rodrigo Mebs

Carol Alcoforado
Momento de cantoria conjunta
O pequeno Edgar Borges Bisneto também participou com um poema de Ferreira Gular (recitado em parceria com o Rodrigo).


Isso sem contar os nossos articuladores Edgar Borges e Zanny Adairalba, a fotógrafa Lai Dantas e a assistente de produção Sângela Gabrielle, além do motorista da van que nos levou e o Paul, técnico de som do Sesc, parceiro nesta edição do sarau, assim como o Ministério da Cultura, que selecionou o projeto Saraus Poéticos Caimbé na Bolsa de Fomento à Literatura, garantindo a realização de 11 edições da Lona Poética de novembro de 2015 até este 16 de abril de 2016.
Zanny Adairalba e Edgar Borges entregando livros para ganhadoras de sorteio

Edgar Borges


 A Lona Poética foi realizada no malocão da escola estadual indígena Tuxaua Luis  Cadete, outra parceira desta edição. Chegando lá, encontramos uma exposição de desenhos feitos pelas turmas inicias e outra de ilustrações lindas do estudante Elielson Ribeiro. 

O malocão, que já estava todo decorado com peças tradicionais indígenas, ficou mais lindo ainda com as obras dos convidados Claudia Caroline, Georgina Sarmento e Geovan Almeida. Os três, além de serem estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, também são indígenas das etnias Macuxi e Wapichana, o que deixou tudo ainda mais bonito.

Geovan Solon e Georgina Sarmento

Claudia Caroline e Sulivan Barros

Sempre é bom, né?


Elielson Ribeiro, aluno da escola, aprendeu de forma autodidata a desenhar
A parte poética e musical ficou por conta dos poetas Rodrigo Mebs, Sulivan Barros e Carol Alcoforado, os cantores Paulo Segundo e Evilene Paixão e o violonista JJ Vilela. Foi uma festa o negócio...



Paulo Segundo

JJ Vilela

Rodrigo Mebs e Evilene Paixão

Quando abrimos o microfone para a participação do público, tivemos umas das mais ativas plateias dos Saraus da Lona Poética realizados até agora: crianças, jovens e adultos lendo poemas próprios, um deles feito na hora e dedicado ao Sarau; mulheres dançando o parixara; grupo de jovens fazendo coreografia musical; relato da origem do nome da comunidade (era um lugar onde antigamente se produziam muitas canoas que serviam para fazer a travessia pelos igarapés e cruzar o rio Branco em direção a Boa Vista); gente tocando violão e cantando.










Além de tudo isso teve também sorteio de livros de autores regionais, lanchinho dado pela escola no final do sarau e muitas pessoas surpresas por entender o que é um sarau e outras já perguntando quando voltaremos.

Foi bonita demais da conta a manhã que passamos lá na comunidade. Agradecemos a todos os artistas que nos acompanharam nesta edição, agradecemos ao Sesc, ao Ministério da Cultura, à professora Jane Barreto e ao diretor Gledson, agradecemos a todo mundo que torce e colabora para o sucesso de nossas iniciativas.

Professora Jane Barreto

Que venham novos encontros assim, né, gente linda? =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário