sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Jovens escritores são as estrelas do Sarau da Lona Poética do sábado pós-carnaval





Depois da festa do Carnaval, é hora de reencontrar os amigos e parceiros em um bloco pós-carnavalesco de poesia, música e arte corporal. Essa é a proposta da primeira edição de fevereiro do Sarau da Lona Poética, marcado para as 19h30 deste sábado (13.02). O encontro tem entrada franca e vai acontecer no prédio do Espaço de Cultura e Arte União Operária/UFRR, avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro.


O Coletivo Caimbé, organizador do Sarau, terá como convidados especiais desta edição os jovens escritores que participaram em 2015 da coletânea Olhares Poéticos, resultado de um projeto chamado Projeto Sarau Literário. Também haverá sorteio de livros de autores locais e varal de fotopoemas de Edgar Borges, Zanny Adairalba e Edgar Bisneto. Integrantes do coletivo venezuelano Urbano Aborigen farão uma participação internacional com uma performance de pintura corporal.

Colectivo Urbano Aborigen (Foto: Mary Jo Borrero)

O livro Olhares Poéticos foi coordenado pela professora Aline Cavalcante Ferreira e conta com 86 textos de 20 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR. A publicação foi possível graças ao apoio financeiro do Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras, criado para estimular e apoiar práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para o aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem e melhoria da qualidade da educação.

“É muita felicidade ter como convidados especiais estas novas vozes poéticas de Roraima. O Sarau da Lona Poética tem se tornado espaço para escritores e outros artistas expressarem-se de forma livre e apresentarem suas criações a públicos diversos em diferentes partes da cidade”, diz o escritor Edgar Borges, articulador do Coletivo Caimbé. 

Nesta edição, o Coletivo Caimbé, organizador da atividade, conta com a parceria da Universidade Federal de Roraima, que cede mais uma vez o Espaço de Cultura e Arte União Operária.  O Sarau da Lona Poética faz parte do projeto Saraus Poéticos Caimbé, que foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura. Entre novembro e abril serão 11 eventos apoiados pela bolsa em Boa Vista, Iracema e na comunidade indígena Canoani.

PRÓXIMO - O segundo sarau de fevereiro será na sexta-feira 26, na Livraria Saber, Av. Ville Roy, 4.896, Aparecida. Excepcionalmente, esta edição será numa sexta-feira, a partir das 18h30, tendo como convidados Elimacuxi, Marcelo Perez, Devair Fiorotti e Sony Ferseck, integrantes da Cooperativa de Poetas Máfia do Verso.

POESIA POR RORAIMA - O Sarau da Lona Poética é o único evento público deste gênero realizado regularmente no estado de Roraima. Itinerante, é realizado em praças, parques, livrarias e espaços culturais com a intenção de promover a circulação da poesia e outras artes que que se fazem em Roraima.

IMAGENS DO SARAU - Para ver mais fotos e vídeos das edições do sarau, acesse o blog www.caimbe.blogspot.com.br, curta a página www.facebook.com/coletivocaimbe ou siga o grupo no perfil www.twitter.com/coletivocaimbe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário