sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

E o Sarau da Lona Poética ficou internacional neste fevereiro

Gente fevereiristicamente linda!

Abrimos as atividades de fevereiro neste sábado (13), com um Sarau da Lona Poética fantasticamente internacional no prédio da União Operária, ali no Centro de Boa Vista.



O mais latino-americano dos saraus que já fizemos até agora teve como convidados especiais a turma de jovens escritores que lançou em 2015 o livro Olhares Poéticos como parte de um projeto no IFRR. Os meninos e meninas recitaram os poemas do livro e outras novidades que vêm produzindo ao longo tempo. Foi lindo demais da conta!






















Outra participação convidada foi a do coletivo venezuelano Urbano Aborigen (representado pela cantora Viover e as performers Mary Jo e Gé Nova).  O trio de Caracas fez uma performance de arte corporal, misturada com música e poesia, trazendo a tonalidade transfronteiriça ao Sarau da Lona Poética.



Performance do Urbano Aborigen
Gé Nova, do Coletivo Urbano Aborigen (VE) 


Cantora Viover


Mary Jo, do Urbano Aborigen



Como convidados surpresa tivemos a dupla de músicos equatorianos José e Henrique, que apresentou o seu repertório de músicas arranjadas no modo andino de ser, com flautas e outros instrumentos de sopro.


Os músicos equatorianos José e Henrique
Além do mais internacional dos saraus já feitos até agora pelo Caimbé, este encontro também foi o que mais brindes deu ao público: sorteamos 10 livros de Elimacuxi, Devair Fiorotti, Sony Ferseck, Marcelo Perez, Roberto Mibielli, Zanny Adairalba, Edgar Borges, do cordelista Fontenelle, a coletânea Olhares Poéticos e O Velho Matemático, que tem um conto de Aldenor Pimentel.




Além disso, sorteamos uma camiseta com arte do Urbano  Aborigen, um CD da dupla Henrique e José e uma porção de caldo de damorida, o mais apimentado dos pratos das etnias indígenas de Roraima.


Entre tantos sorteios, sobrou espaço para o microfone aberto ser ocupado por cordelistas, músicos, cantores, violonistas e gaitistas, além de crianças, jovens e adultos apresentando os textos de sua preferência.








Como em diversas ocasiões, a Lona Poética foi palco para a estreia de novos escritores, como Pedro Ferreira, garoto que sempre participava lendo poemas de um livro de Rodrigo Mebs, e desta vez apresentou um poema de sua autoria.

Pedro Ferreira























A primeira edição do Sarau da Lona Poética em fevereiro estava cheia de pessoas com as máquinas fotográficas e os celulares no mode ON, registrando a música e a poesia que ocuparam o salão do prédio da União Operária.


Um desses aparelhos foi o de Sérgio Murilo, poeta e participante ativo da Lona.  Confere no link o que ele registrou e publicou emseu perfil no Facebook.

Outro registro bacana foi feito por Felipe Thiago, que foi como convidado por integrar a coletânea Olhares e dividiu o tempo fotografando a turma. Neste link você vê isso e lê um depoimento bacana do Felipe, que reproduzimos aqui:

 É sempre confortável e prazeroso estar nos saraus promovidos pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé. Participar como poeta convidado é super mágico. E ao lado dos meus poetas regionais favoritos dessa geração, é muito mais do que especial, muito mais do que incrível.

Pensar que os saraus da Lona Poética começaram com público médio de 15 pessoas recitando seus textos numa lona ao ar livre e hoje consegue reunir poetas de todas as idades, artistas visuais e plásticos, músicos profissionais e amadores, dançarinos e curiosos e ainda integrar a participação de outros coletivos, como o Urbano Aborigen que ontem fez uma lindíssima performance de pintura corporal, e agora enche os espaços que ocupa, dá uma enorme sensação de felicidade, uma gigantesca sensação de orgulho e de estar no caminho certo.

Assim como fez ontem o pequeno poeta, filho do Ferreirinha, eu também gostaria de agradecer ao Edgar Borges e à Zanny Adairalba por me envolverem nisso, pelos convites e pelo empenho com o qual organizam esse festival das artes e literatura e pelo carinho com que sempre nos recebem.

E agradeço mais uma vez e sempre à Aline Cavalcante Ferreira pela gratificante oportunidade de participar da publicação desse livro. Nosso olhar foi poesia!

Aos meus coleguinhas: obrigado por serem lindos e estarem nessa comigo. A noite foi linda.


Todos juntos pela poesia e arte ♥

..........................................

Teve mais coisa, teve mais emoção, mas se você quiser sentir isso é melhor aparecer no próximo Sarau da Lona Poética, marcado para o dia 26 de fevereiro na Livraria Saber, avenida Ville Roy, 4.896, Aparecida.

Excepcionalmente, esta edição será numa sexta-feira, a partir das 18h30, tendo como convidados Elimacuxi, Marcelo Perez, Devair Fiorotti e Sony Ferseck, integrantes da Cooperativa de Poetas Máfia do Verso.

Agradecemos a parceria da Universidade Federal de Roraima, que cedeu ao Sarau o Espaço de Cultura e Arte União Operária, e lembramos que as edições do Sarau da Lona Poética realizadas entre novembro de 2015 e abril de 2016 fazem parte do projeto Saraus Poéticos Caimbé, que foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura.


Sem estes apoios, não teria tanto sarau para alegrar as nossas vidas. =) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário