Gente bonita!
Ontem foi um dia muito especial. Na mesma data em que Brasília comemorou 54 anos, os nossos parceiros da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania completaram seis anos de atividades.
Com Jonas Banhos à frente de um batalhão de voluntários e doadores, a Barca já percorreu dezenas de comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia, do sertão nordestino, do planalto central e das veredas e serras do sudeste desde 21 de abril de 2008.
Nós, do Coletivo Arteliteratura Caimbé, já tivemos a oportunidade de conviver com a turma da Barca diversas vezes. A primeira foi em 2010, quando o conhecemos na pré-conferências setoriais que antecederam a II Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília.
Em 2011, durante as atividades do projeto Caminhada Arteliteratura, Jonas veio a Roraima e nos acompanhou nas comunidades indígenas Boca da Mata e Sorocaima II, no município de Pacaraima.
No mesmo ano, nosso companheiro de coletivo Edgar Borges foi ao Amapá participar da Pororoca Cultural, uma viagem distribuindo livros e fazendo intervenções literárias em comunidades ribeirinhas do rio Macacoari.
Rita de Cássia, Edgar Borges e Jonas Banhos no cruzamento do rio Macacoari com o Amazonas |
Depois disso, Jonas já veio a Roraima em 2012 e em 2013, sempre a convite da Universidade Estadual de Roraima. Aqui ele monta a Barca das Letras e encanta quem nela encostar. Como sempre estamos na feira para organizar o encontro de cordelistas,
acabamos navegando com ele por horas e horas, ouvindo-o cantar e brincar com crianças e adultos.
Este ano a Barca aportará novamente no lavrado roraimense, trazendo à Feira de Ciências de Roraima livros e alegria, como a descrita pelo pequeno Edgar Borges Bisneto neste pequeno vídeo, gravado exatamente onde as atividades são realizadas no parque Anauá:
Bem, gente linda, como começamos escrevendo, Jonas é um parceiraço nosso e temos muito orgulho disso. Em março, durante a reunião do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura, nosso colega Edgar Borges se encontrou com ele em Brasília e levou uma bela encomenda: livros e cordéis para serem carregados pela Barca em suas viagens.
Olhem a expressão que o Jonas fez quando recebeu o material:
A Barca das Letras vai navegar com os cordéis de Zanny Adairalba |
Jonas com os exemplares do livro Sem Grandes Delongas, de Edgar Borges |
De Roraima, desejamos longa vida à Barca das Letras e desejamos que continue navegando com sua literatura pelos rios e córregos da Amazônia.
Um abraço, Barca das Letras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário