Opa, com algum imperdoável atraso estamos aqui, felizes e dispostos, para contar rapidamente como foi a I Semana Caimbé de Poesia, evento que celebrou a passagem do Dia Nacional da Poesia 2012 e os três anos de atividades do Coletivo Arteliteratura Caimbé.
Vamos nessa?
Vamos nessa?
Bem, antes de falar da semana, vamos falar da participação de nossa colega Zanny Adairalba em um evento do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso, na região sul do estado. Para isso, usaremos as informações enviada por Lisonete Lira, bibliotecária do IFRR e uma das responsáveis pela atividade:
O Dia Nacional da Poesia, 14 de março, foi comemorado com muito sucesso na Biblioteca do IFRR Campus Novo Paraíso. Mais de 226 pessoas prestigiaram o evento.
E para abrilhantar a festa, dois escritores foram convidados. A poeta Zannny Adairalba falou de sua experiência com a leitura e a importância da mesma em sua vida. O outro escritor foi Tarsis Tindarsam, autor do livro “Histórias de Monstros e Diabruras”, além de ser professor de Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima , que abordou sobre os tipos de leitura e a importância da poesia no processo de incentivo à leitura.
Quem compareceu, logo na entrada da biblioteca, se deparou com um mural convidativo à participação ao evento, outro com curiosidades sobre o dia da poesia. Também foi montado um varal de poesias e o “Cantinho da Leitura”, onde estavam disponíveis vários livros de literatura, para empréstimo.
O resultado foi muito positivo, pois pudemos verificar o total interesse dos alunos pelas poesias no varal e o número de empréstimos que os mesmos realizaram naquele mesmo dia.
AGORA SIM, A SEMANA CAIMBÉ DE POESIA 2012:
Enquanto Zanny fazia o deslocamento Campus Novo Paraíso – Boa Vista, o restante do Coletivo preparava a primeira atividade da semana, realizada em parceria com o Sesc Roraima e a Livraria Saber no dia 14 de março.
A I Mostra de Vídeos Poéticos teve casa cheia para ver e debater os 15 vídeos produzidos por diretores e poetas de Roraima e do Rio de Janeiro: A passagem, Caracaranã e Metrópole de Cupim, de Jaider Esbell; A Saída, A Fuga, Mágica (texto e roteiro de Edgar Borges, integrante do Coletivo) e Caminheiro (texto e roteiro de Zanny Adairalba, integrante do Coletivo), de Orib Ziedson; Aprendendo, de Aroldo Pinheiro; Ensaiando Pontal no Cantinho do Poeta, SampleAndo e Mal Ditos Bem Ditos, de Artur Gomes; Versos Populares, de Zanny Adairalba; Fulinaimagem, de Federico Baudelaire; Brisa, de Jiddu Saldanha; e Poema de Boca, de Marcelo Perez.
A proposta foi explorar a junção da poesia com o formato audiovisual. O resultado desta ação inédita em Roraima foi interessante e demonstrou que há sintonia bacana nestas duas ondas artísticas.
Alguns dos vídeos já estão no Youtube, colocados pelos diretores. Dá um buscar lá e se delicia com o material. De presente, vamos te colocar aqui "A fuga" e "Versos Populares". Os demais, você busca.
A fuga
Versos Populares
Além dos vídeos, também montamos duas exposições de poemas e contos: a Curt@s Histórias e Poesias, de Edgar Borges, e a Sete Pecados, de Elimacuxi e Kalyua Vasconcelos. Ah, e também fizemos um rápido sarau para fechar a noite depois do debate.
Olha aqui algumas fotos nossas.
Olha aqui algumas fotos nossas.
Poeta Elimacuxi
Turma do Coletivo: Edgar Borges, Zanny Adairalba, Tana Halú e Heloisa Brito (Foto: Kalyua Vasconcelos)
Os diretores na hora da conversa com a plateia
Você também pode curtir um álbum público de fotografias no perfil faceboquiano da Kalyua Vasconcelos. Clica aqui.
LANÇAMENTO DO LIVRO REPOETIZANDO E DIÁLOGOS LITERÁRIOS
A sexta-feira (16) foi dia da sessão de autógrafos do livro “Repoetizando”, de Zanny Adairalba e da primeira edição em 2012 dos Diálogos Literários, uma conversa com os escritores Rodrigo Mebs e Alexia Linke mediada pela jornalista Érica Figueredo.
Tudo rolou na Livraria Saber, com muitas perguntas dos presentes, inclusive do livreiro Bentes, parceiro do coletivo desde sempre.
Zanny Adairalba |
Zanny Adairalba, sua obra Repoetizando, e a jornalista Érica Figueredo, os escritores Rodrigo Mebs e Alexia Link e ator Marcelo Perez
O nosso parceiro, o livreiro Antonio Bentes |
Alexia Linke
Rodrigo Mebs
Fechamos a semana fazendo no sábado o IV Poesia na Praça, com varal poético, declamações, venda de livros e outras coisinhas legais, como a exposição 50 mm de Olhar, de Tana Halú, outro integrante do coletivo Caimbé.
Confere aí umas fotos nossas e depois vai no Flickr da Kalyua Vasconcelos, que fez mil fotos e montou o álbum “A exposição da exposição”.
O varal poético |
O convite à poesia |
Ator Marcelo Perez e Tatiana Sodré |
Atriz Vera Vieira |
Kalyua Vasconcelos em ação |
Edgar Borges e Cristina Mariano (Sesc) |
Tana Halú |
Banca Literária, com Heloisa Brito e Edgarzinho Borges |
A Banca Literária |
Cantora Adilia Quintelas e Zanny Adairalba |
Então foi isso: celebramos o nosso aniversário, promovemos uma atividade audiovisual inédita no estado e contribuímos para divulgar a literatura roraimense para o público local. Tudo o que queríamos para a nossa semana de poesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário