sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Sarau da Lona Poética leva artistas para o Palácio da Cultura no dia 23 de janeiro



Quatro jovens poetas e dois artistas visuais são as estrelas da segunda edição do Sarau da Lona Poética em 2016. O evento acontece neste sábado (23.01), a partir das 19h30, em frente ao Palácio da Cultura, Centro de Boa Vista. Além de poesia, o evento terá música e dança, sendo aberto a quem quiser participar, seja como espectador ou compartilhando sua arte.

Os convidados poéticos especiais são jovens representantes da nova poesia roraimense: Carol Alcoforado, Hander Frank, Felipe Thiago e Tallon Almeida. Nas artes visuais, Dayana Soares e Kayo Soares serão os responsáveis pelas exposições. O sarau tem entrada franca e é aberto a todas as idades. Haverá sorteio de livros de autores locais e varal de fotopoemas de Edgar Borges, Zanny Adairalba e Edgar Bisneto.


Felipe Thiago

Hander Frank

Carol Alcoforado

Tallon Almeida

Nesta edição, o Coletivo Caimbé, organizador da atividade, conta com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura (Secult/RR). O Sarau da Lona Poética faz parte do projeto Saraus Poéticos Caimbé, que foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura. Entre novembro e abril serão 11 eventos apoiados pela bolsa em Boa Vista, Iracema e na comunidade indígena Canoani.

PERFIS – O quarteto poético convidado para esta Lona Poética acumula diversas experiências de produção textual em livros e internet, além de serem assíduos participantes de saraus.

Além de cantora e estudante de Publicidade, Carol Alcoforado é, como ela mesmo diz, “poeta por insistência e artista por definição". Já Felipe Thiago é acadêmico de Pedagogia e “poeta por indicação da vida”. Faz parte do Coletivo Carapanã e publicou na coletânea 'Olhares Poéticos', lançada em 2015.

Suas obras podem ser encontradas no blog Poesia de Mau Gosto (www.po3teiros.blogspot.com.br), juntamente com as de Tallon Almeida, a “prova de que um acadêmico de exatas também pode escrever poemas”, conforme diz. O quarto convidado é o futuro publicitário Hander Frank também participou da coletânea ‘Olhares Poéticos’ e é integrante do Coletivo Carapanã. Publica seus textos no blog www.mortalsonhador.blogspot.com.br.

Nas artes visuais, os convidados especiais deste sarau são Dayana Soares, professora do Curso de Artes Visuais da UFRR e conselheira do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Nacional de Política Cultural. Desde 2011, Dayana passou a inserir os grafismos indígenas como um dos elementos essenciais na composição visual de suas obras e mostrará esses elementos numa série de mandalas que vai expor.
Dayana Soares


O segundo artista é Kayo Soares, professor de desenho e estudante de Arquitetura e Urbanismo. Já viajou boa parte do Brasil de bicicleta sobrevivendo apenas com a arte e ministrando cursos e oficinas de desenho. Sua especialidade é em desenhos do estilo realista, aerografia e pinturas com lápis de cor.


Autorretrato de Kayo Soares
POESIA POR RORAIMA - O Sarau da Lona Poética é o único evento público deste gênero realizado regularmente no estado de Roraima. Itinerante, é realizado em praças, parques, livrarias e espaços culturais com a intenção de promover a circulação da poesia que se faz e se lê em Roraima.

IMAGENS DO SARAU - Para ver mais fotos e vídeos das edições do sarau, curta a página www.facebook.com/coletivocaimbe ou siga o grupo no perfil www.twitter.com/coletivocaimbe.

Serviço
O que: Sarau da Lona Poética, com poesia, música e exposição de artes visuais.
Onde: Palácio da Cultura, Centro de Boa Vista.
Quando: 23 de janeiro (sábado), às 19h30.
Quanto: entrada grátis.
Outras informações: 99111-4001 (Edgar Borges)

Nenhum comentário:

Postar um comentário