terça-feira, 12 de março de 2013

Lançamento de cordéis da poeta Zanny Adairalba abre II Semana Caimbé de Poesia


A poeta Zanny Adairalba realiza nesta quinta (14/03), Dia Nacional da Poesia, o lançamento de uma coleção de 16 cordéis intitulada “Bota pra ler”. A sessão de autógrafos será realizada na Livraria Saber, às 18h, e faz parte da II Semana Caimbé de Poesia, promovida pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé. 

Depois do lançamento será realizado um sarau. Poetas e amantes da literatura estão convidados para o evento, aberto a todas as idades e com início marcado para as 19h. A Livraria Saber fica na avenida Ville Roy, subesquina com a avenida Santos Dumont, em frente à Femarh. 

Os 16 cordéis da coleção Bota pra Ler foram publicados pela Editora Coqueiro (PE). São histórias fictícias como “Calango, o almoço da cerca”, que de forma bem-humorada conta o dia-a-dia de um sertanejo e sua cadela que, vitimados pela seca e escassez de alimento, passam a perseguir um esperto réptil. Também retrata fatos históricos, como em “Boa Vista, a cidade que nasceu de uma paixão”, no qual a autora retrata o nascimento do primeiro município do Estado e faz um apelo para que preservem o seu centro histórico

A coleção aborda ainda textos sobre mitos indígenas e a trajetória de personalidades que marcaram a história cultural de Roraima, como “Nenê Macaggi, uma história para ser lembrada”, uma homenagem à jornalista e escritora Nenê Macaggi.

“Lançar uma coleção de cordéis com temas regionais me deixa muito feliz. Fui criada lendo este tipo de literatura em Pernambuco e até hoje isso tem influência em minha produção literária e musical”, diz a poeta, única mulher a trabalhar literatura de cordel no Estado.

Zanny Adairalba escreve e compõe desde a infância, é autora das obras poéticas “Palavras em preto e branco”, “Micropoemas” e “Repoetizando,  possui músicas gravadas por intérpretes roraimenses e diversos prêmios por seus trabalhos musicais e literários. Também escreveu em parceria com o apresentador Chiquinho Santos o primeiro auto de natal Roraimense: “Caimbé de Natal, o auto de Macunaima”, uma peça cordelizada encenada por três anos, em praça pública, durante os festejos natalinos promovidos pela prefeitura de Boa Vista. Parte de seu trabalho pode ser conferido no blog www.repoetizando.blogspot.com.br. 

II SEMANA CAIMBÉ DE POESIA - Além de poeta, Zanny é ativista cultural e uma das fundadoras do Coletivo Arteliteratura Caimbé, grupo roraimense criado em 2009 com a intenção de desenvolver ações, principalmente na área da literatura, visando o fomento da cidadania e o fortalecimento da economia criativa no setor. Todas as ações do grupo podem ser conferidas na seção  O que já fizemos, do blog www.caimbe.blogspot.com.br. 

Todos os anos o coletivo celebra a passagem do Dia Nacional da Poesia (14/03). Em 2012, os integrantes decidiram criar a Semana Caimbé de Poesia. O lançamento do livro de Zanny Adairalba faz parte da segunda edição, destinada a celebrar tanto o Dia Naciona como o Dia Internacional da Poesia (21/03). 

A programação da II Semana Caimbé de Poesia vai de 14 a 24 de março, com atividades desenvolvidas em conjunto com os parceiros Livraria Saber, Coletivo Canoa Cultural e Estúdio Parixara.  “A nossa proposta é realizar ações que destaquem a poesia e a literatura como elementos importantes no cotidiano de todas as pessoas, valorizando também a função do escritor como agente importante na releitura do mundo pela via escrita”, afirma Edgar Borges. 

Os trabalhos começam nesta quinta, 14 de março, com o lançamento da coleção de cordéis de Zanny Adairalba às 18h. Às 19h será realizado um sarau. Os dois eventos serão na Livraria Saber, parceira do coletivo desde 2009, quando o grupo foi criado.

No domingo, 17 de março, às 9h, acontecerá uma nova sessão de autógrafos da coleção de literatura de cordel Bota pra Ler. Desta vez o local será a Tapiocaria Cangaço, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Dos Estados.

Na terça-feira (19/03), Zanny realizará uma oficina de escrita de literatura de cordel na escola estadual São José, no centro da capital, como parte do projeto Canoa na Escola, do  Coletivo Canoa Cultural.

A II Semana Caimbé de Poesia continua na sexta-feira (22/03), com a edição mensal do Sarau DoQuintal, parceria com o Estúdio Parixara. Desta vez serão comemorados as passagens dos dias da poesia e da mulher. 

Para tanto foram especialmente convidadas as poetas e declamadoras Eli Macuxi, Vânia Coelha, Adília Quintelas e a própria Zanny. O sarau começa sempre às 20h, no Espaço DoQuintal, Av. Presidente Castelo Branco, 2.266, São Vicente, na quadra entre as avenidas Ville Roy e Mucajaí. Haverá também montagem de varal colaborativo e exposição dos banners poéticos da série Curt@s Histórias e poesias, de Edgar Borges, outro integrante do Coletivo  Caimbé. 

A Semana Caimbé de Poesia será encerrada na manhã do domingo 24 de março, com uma intervenção litero-poética no Feirão do Garimpeiro. A proposta é levar poesia e montar uma barraca literária naquele espaço da zona oeste de Boa Vista, divulgando a produção dos autores roraimenses em um dos lugares mais movimentados da cidade nos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário