quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Neste domingo, 28 de outubro, tem mostra do Dia Internacional da Animação


O Dia Internacional da Animação será comemorado no próximo domingo (28) com a exibição de filmes para a comunidade do bairro Cauamé. Este é o quarto ano consecutivo que o Coletivo Arteliteratura Caimbé traz a Boa Vista a mostra DIA de curtas nacionais e internacionais, integrando a capital de Roraima a uma programação cultural que acontece simultaneamente em mais de 200 cidades do Brasil e em 30 países.



 Em sua 9ª edição,  o Dia Internacional da Animação será celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Em Boa Vista, a atividade será realizada a partir das 19h30 na sede da Associação Grupo de Mães Anjos de Luz, rua Austrália, 465, Cauamé.

O objetivo do projeto é proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

Em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o Coletivo Arteliteratura Caimbé já promoveu a mostra o DIA em Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre e na Vila União, município do Cantá.

Este ano fechamos a parceria do local da exibição com o Grupo Anjos de Luz, uma instituição que faz um belo trabalho na área da assistência social e atende a pessoas de todo o Estado. É a nossa maneira de contribuir com a ação deles ao mesmo tempo que levamos arte à comunidade”, diz Edgar Borges, coordenador local do DIA, acrescentando que todos os produtores audiovisuais do Estado estão convidados para a sessão de cinema.

DIA - A Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul.


HISTÓRICO - No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. O DIA tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30  países no mundo.



Vinheta do DIA 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário