quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Manaus recebe o Sarau da Lona Poética nesta quinta (11/08)

Gente lindamente amazônica, vai ter sarau lá no Amazonas!

A trupe de poetas, músicos e artistas visuais do Coletivo Caimbé chega a Manaus nesta quinta-feira (11/08) para apresentar e representar a arte de Roraima com uma edição do Sarau da Lona Poética na capital amazonense. 




O Coletivo Caimbé viajará representado pelos poetas, músicos e artistas visuais Rodrigo Mebs, Carol Alcoforado, Felipe Thiago, JJ Vilela, Zanny Adairalba, Edgar Borges, Sulivan Barros e Lai Dantas, que montaram um sarau-espetáculo com blocos de músicas e poesias com obras próprias e de outros 
autores. 


JJ Vilela
Rodrigo Mebs e Carol Alcoforado
Além disso, haverá sorteio de livros de autores roraimenses, uma exposição de obras de artes de parte da nova geração de artistas visuais roraimenses: Guaracy Costa, Georgina Ariane, Sulivan Barros, Mateus Forte, Matheus Alencar,Rhafael Porto, Tafinis Said e Roberto Costa.

Também serão distribuídos fanzines produzidos pelo Coletivo Caimbé e haverá a participação especial de Edgar Bisneto, de oito anos de idade, declamando poemas infantis.   

Edgar Bisneto
A realização do Sarau da Lona Poética em Manaus faz parte da programação do projeto Sesc Amazônia das Artes, uma ação do Serviço Social do Comércio (Sesc) que promove o intercâmbio cultural entre os estados amazônicos. 

Edgar Borges e Zanny Adairalba

O Sesc Roraima convidou o Coletivo Caimbé para fortalecer a conexão literária com o Amazonas. O Sarau vai acontecer na tarde desta quinta-feira (11), no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Centro de Manaus. Conforme o escritor Edgar Borges, articulador do Coletivo, o grupo está feliz pela oportunidade de apresentar a Lona Poética em Manaus e assim colaborar para divulgar ainda mais a arte de Roraima em outros Estados. 


Sulivan Barros
]

Felipe Thiago
“A Lona Poética já foi realizada em vários municípios e até numa comunidade indígena de Roraima. Também fomos o único sarau da região Norte a participar do 1º Encontro Nacional de Saraus,  realizado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2015. Continuar levando a nossa poesia, música e arte visual para outros lugares além de Boa Vista é estimulante e nos incentiva a continuar atuando”, afirma Edgar Borges. 

O Coletivo Caimbé é uma organização social informal que atua desde 2009 promovendo ações em diversas áreas culturais, especialmente no segmento literatura. Em Roraima, já desenvolveu trabalhos em oito municípios. Com esta viagem ao Amazonas, o grupo completa 10 estados visitados desde que iniciou seus trabalhos.

O Sarau da Lona Póetica é um encontro de poesia, artes visuais e música realizado mensalmente pelo Coletivo desde 2014. O evento é atualmente o único do gênero realizado continuamente em Roraima. Itinerante, tem entrada franca e aberta para pessoas de todas as idades. Nos momentos do microfone aberto, o público é estimulado a declamar ou cantar para os demais participantes, promovendo a troca de conhecimentos culturais e artísticos.

“O convite do Sesc nos deixou muito felizes. Para nós e outros ativistas culturais da área literária, seria muito importante que as demais instituições e organizações públicas e privadas que lidam com o setor cultural seguissem o seu exemplo e promovessem ações semelhantes em nosso segmento”, afirma Borges. 
O trabalho do grupo também pode ser acompanhado no facebook.com/coletivocaimbe e no twitter.com/coletivocaimbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário