quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Poesia ao ar livre e e vários idiomas marcam a segunda Lona Poética de 2016

Gente poeticamente poliglota!

Nunca antes na história de todas os saraus e atividades que fazemos desde 2009 tantas línguas haviam sido utilizadas para expressar poesia e música numa única noite

A segunda edição do Sarau da Lona Poética em 2016 foi quase uma reunião da ONU: francês, espanhol, japonês e wapichana, além de nosso bom e querido português, foram os idiomas usados pelas mais de 100 pessoas que participaram de nosso encontro poético, realizado desta vez em frente ao Palácio da Cultura, Centro de Boa Vista.







Foi linda demais da conta a noite, que teve vento fresco e lua cheia para iluminar os nossos seis convidados especiais: Hander Frank, Tallon Almeida, Carol Alcoforado, Felipe Thiago (turma da nova poesia roraimense), Dayana Soares e Kayo Soares (artistas visuais que expuseram suas obras no sarau).



Felipe Thiago

Hander Frank
Carol Alcoforado

Tallon Almeida
Kayo Soares sendo entrevistado
Dayana Soares em em bate-papo com Edgar Borges sobre arte e inspirações














Mandalas de Dayana Soares
 
Autorretrato de Kayo Soares

 Além de apresentarem textos seus e de outros autores, o quarte poético desta edição distribui exemplares de um fanzine feito especialmente para esta Lona Poética. Eles e a dupla das artes visuais foram rapidamente entrevistados para contar ao público um pouco de sua história, suas motivações, suas inspirações.



A lua cheia emoldurou as artes e o público se empolgou, declamando e cantando em diversas línguas, e também apresentando poemas de todos os tipos: de amor, de alegria, para os amigos. Até uns eróticos, aqueles que a gente chama de ‘safadinhos’, apareceram para animar a noite.


Carol Alcoforado e Rodrigo Mebs

Vânia Coelho


Marvin França

Brenda  Vieira


Phablo Augusto e Romana Medeiros








Rodrigo Mebs


Phablo Augusto




Chloé B. Noleto, declamando em francês 


Edgar Bisneto






Atriz Marisa Bezerra




Zanny Adairalba



Ray Damasceno e Jacinta Santos

Gabo Barbas

Denner Bríglia





Tivemos também sorteio e venda de livros de autores roraimenses e um varal poético com obras de Edgar Borges, Zanny Adairalba e Edgar Borges Bisneto. Aproveitamos o momento para fazer a doação do livro de contos "O Circo", que o escritor pernambucano Mário Filipe Cavalcanti nos envio para que entregássemos à Biblioteca Pública de Roraima. Quem recebeu foi Lúlia Andrea, da equipe da Secretaria Estadual de Cultura.




Poeta Elimacuxi entregando exemplar do livro Amor para quem Odeia, de sua autoria
Edgar Borges fazendo a doação do livro "O Circo", de Mario Filipe Cavalcanti, à Biblioteca Estadual de Roraima, representada por Lúlia Andrea
Edgar Borges entregando um exemplar de seu livro Sem Grandes Delongas para o sorteado Marvin França

Não podemos jamais esquecer os nossos apoiadores nesta jornada poética, né? Por isso destacamos que esta edição do Sarau da Lona Poética contou com a parceria da Secretaria Estadual de Cultura (Secult/RR). Esta foi a primeira vez que fizemos uma ação em conjunto e esperamos repetir a dose em breve. =-)

Vale muito lembrar que o Sarau da Lona Poética faz parte do projeto Saraus Poéticos Caimbé, que foi selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura. Entre novembro e abril serão 11 eventos apoiados pela bolsa em Boa Vista, Iracema e na comunidade indígena Canoani.

As edições de fevereiro já estão marcadas. Anota aí: 13.02 estaremos a partir das 19h30 no Espaço de Cultura e Arte União Operária/UFRR, avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro. Vai ser uma noite bonita, tendo como convidados especiais alunos e ex-alunos do Instituto Federal de Roraima (IFRR) que lançaram em 2015 uma coletânea chamada Olhares Poéticos.

O segundo sarau será dia 26.02 na Livraria Saber, Av. Ville Roy, 4.896, Aparecida. Excepcionalmente, esta edição será numa sexta-feira, a partir das 18h30, tendo como convidados os integrantes da Cooperativa de Poetas Máfia do Verso.


Então é isso, gente linda. Para ver mais fotos do sarau, vai lá na página www.facebook.com/coletivocaimbe, que tem um álbum só desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário