Findou outubro e temos muita coisa para contar. O mês foi bastante produtivo e participamos de várias atividades em Boa Vista, além de ajudar parceiros vindo de outros Estados a fazer suas ações no Interior de Roraima.
O ideal teria sido escrever conforme as coisas fossem acontecendo, mas a vida nem sempre é generosa quando se trata de equilibrar tempo, energia a cansaço. Por isso vamos fazer basicamente um resumo do que rolou nestes dias de outubro literário que deixamos para trás, acrescentando imagens para ilustrar a nossa história.
4 e 5:
Edgar Borges, convidado pelo professor de literatura Vilson Martins Filho, montou na escola estadual Penha Brasil a mostra de fotografias, poemas e micronarrativas “Curt@s histórias e poesias”, com textos dele e imagens de Zanny Adairalba e Edgarzinho Bisneto.
Os banners ficaram expostos nos corredores da escola durante a mostra de encerramento de um projeto de leitura. Além disso, Edgar doou à escola exemplares de seu livro de contos Sem Grandes Delongas.
6:
Convidados pela livraria Saber, que comemorou três anos de fundada, Edgar e Zanny fizeram uma manhã de autógrafos e conversas sobre as suas obras, respectivamente o Sem Grandes Delongas e Repoetizando (poemas).
Zanny e o livreiro Antônio Bentes |
Edgarzinho "lendo" Pedro Malasartes |
18, 19 e 20:
Participamos da XX Feira de Ciências, evento que integrou a VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima, organizada pela Universidade Estadual de Roraima.
A feira foi realizada no parque Anauá, especificamente no Forródromo e no Museu Integrado de Roraima. Zanny, a única mulher cordelista do Estado, foi para ministrar a oficina Literatura de Cordel e as sextilhas da poesia popular, focada na introdução a este tipo de escrita.
(Caso você não tenha lido ainda os textos de Zanny, clica neste link do site Recanto das Letras e dá uma olhada. De todos os listados, três foram impressos e os demais ficaram apenas na versão digital)
No sábado, 20, último dia da feira, fizemos o II Encontro de Cordelistas de Roraima, um momento de ouvir e ler literatura de cordel e outras formas literárias. Foi bonito demais ouvir os escritores Otaniel Cutião, Seu Xarute, Rodrigo Pirrito de Oliveira, Zezé Macu e a própria Zanny lendo seus cordéis para os estudantes, professores e comunidade presente na quente tarde de encerramento da feira.
Quando o microfone foi aberto ao público, as pessoas, inclusive as criancinhas, como Edgarzinho Bisneto, ficaram empolgadas e declamaram versos próprios e alheios, ajudando o II Encontro a atingir o seu objetivo: ser um momento de interação e exposição dos gostos poéticos do povo aqui da ponta Norte do Brasil. Bonito demais!
Cordelistas de Roraima: Otaniel, Rodrigo, Xarute e Zanny |
Eroquês Gaudério declamou seus poemas de temática gaúcha |
Brendo Vieira: participante com um poema de autor local |
Microfone aberto, Edgarzinho Bisneto declamou poemas infantis |
Paralelamente a isto, o nosso parceiro de várias jornadas Jonas Banhos, amapaense coordenador do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, realizava as atividades lúdicas da biblioteca itinerante Barca das Letras, que, graças ao apoio da UERR, desembarcou em Boa Vista e depois foi parar na Terra Indígena Truaru, levando 150 livros e gibis para as crianças daquela região.
Quase íamos esquecendo: na intervenção de Jonas na Feira de Ciências, o arte-educador espalhou os banners poéticos do Edgar pela tenda montada ao lado do lago do parque e convidava todos os presentes a lê-los e interpretarem. Numa dessas, rolou até uma minipalestra de dois, três minutos, feita por Edgar para uma turma leitora.
22 a 26
No meio de outubro recebemos felizes o convite para participar da XXII Feira de Livros do Sesc Roraima, dividindo um estande com o Coletivo Canoa Cultura no ginásio do Sesc Mecejana. Ficamos lá as cinco noites do evento, vendemos livros, conversamos com muitas pessoas sobre literatura regional, montamos o nosso varal poético colaborativo e enchemos o espaço com poemas e desenhos feitos por pessoas de todas as idades. Foi lindo que só!
Edgar Borges ganhou um retrato feito pela desenhista Cravinho |
Varal bombando (e aí ainda estava no começo) |
Além disso, Zanny auxiliou o seu Otaniel a ministrar uma oficina de introdução à técnica da produção de literatura de cordel.
Otaniel dando a dica |
A turma |
Zanny e Otaniel |
26:
Nesta sexta, dividimos o trabalho na Feira de Livros do Sesc com um Happy Hour Poético na Livraria Saber. Valeu muito ver tanta gente bonita e iluminada ouvindo e falando poemas de todo tipo e entonação. A festa foi comandada pelo livreiro Antônio Bentes, parceiraço do Coletivo Caimbé desde as nossas primeiras ações, e sua esposa Susan.
Edgarzinho Bisneto declamando |
Poeta Adilson Brilhante |
Poeta Rodrigo Mebs faz um carinho no livreiro Antônio Bentes |
Edgar Borges lendo um texto de sua autoria |
28
No domingo, Dia do Servidor Público, também comemoramos o Dia Internacional da Animação. Pelo quarto ano consecutivo realizamos em Roraima o evento. Desta vez, o local de exibição foi a casa de apoio da Associação Grupo de Mães Anjos de Luz, que presta atendimento a portadores de necessidades especiais. 55 crianças, jovens e adultos estiveram na sede, localizada no bairro Cauamé, para ver os desenhos.
Edgar e dona Maria das Dores, coordenadora do grupo |
A associação distribuiu pipoca e refrigerante para os convidados, que chegaram de vários bairros de Boa Vista. Lá, ficamos sabendo que estão concorrendo ao prêmio Betinho 2012. Deixamos aqui o link da votação e te convidamos a votar o mais rápido possível em dona Maria das Dores Pereira da Silva, coordenadora do Anjos de Luz. Demora menos de um minuto. Localiza Roraima, depois Boa Vista e taca o voto.
29
Finalizando as atividades deste lindo outubro literário, Edgar Borges participou de uma mesa redonda que discutiu o papel da internet como ferramenta positiva na formação do leitor crítico. Foi na abertura do XII Encontro Estadual de Incentivo à Leitura – Proler. Dezenas de educadores estiveram presentes na Videoteca do Palácio da Cultura. Mas disso não foto boa, só essa, tirado com um celular.
Bom, foi esse o nosso outubro. Esperamos que os próximos sejam animados também.
Show de bola!
ResponderExcluirOutubro desse ano foi o mês mais marcante do ano pra mim.
ResponderExcluir