quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Edgar Borges lança livro de micronarrativas nesta sexta na Feira de Livros do Sesc

Edgar Borges, nosso colega de coletivo, fará nesta sexta-feira (11) o lançamento de seu primeiro livro impresso.



Intitulada “Sem Grandes Delongas”, a obra é composta por mais de uma centena de microcontos, literatura breve, com histórias que não ultrapassam os 600 caracteres, abordando diversos temas. A noite de autógrafos começa às 19h30 no Teatro do Sesc Mecejana, durante a XXI Feira de Livros do Sesc Roraima.


“Sem Grandes Delongas” foi produzido na Editora Novitas, do Rio Grande do Sul. 10% da tiragem será distribuída gratuitamente em bibliotecas comunitárias e escolares de Roraima. A ação é uma contrapartida social acordada com o Ministério da Cultura, que selecionou o projeto do livro na Bolsa Funarte de Criação Literária 2009, e visa difundir este tipo de produção entre o público das escolas e nas comunidades do Interior.


Edgar publica microcontos, ou micronarrativas, como também são chamados, desde 2007 em seu blog Crônicas da Fronteira (www.edgarb.blogspot.com) e em revistas literárias eletrônicas e livros de Portugal, Chile, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em 2008 lançou na extinta revista Minguante o e-book “Roraima blues”, totalmente dedicado a este tipo de escrita.


O microcontista - Venezuelano de nascimento, com nacionalidade brasileira, Edgar Borges vive em Boa Vista desde 1991. Tem ascendência indígena e graduação em Jornalismo e em Sociologia. É membro fundador do Fórum Permanente de Cultura de Roraima e do Coletivo Arteliteratura Caimbé (www.caimbe.blogspot.com), associação cultural que trabalha com arte e literatura para fortalecer a cidadania na população.


Integra as coletâneas Apenas o Necessário, e-book da Editora Novitas; Microcontos, da Editora Singular, ambos publicados em 2010; publicou em 2008 o livro digital de microcontos e poemas Roraima Blues e tem textos publicados nas revistas on-line de micronarrativas Minguante (www.minguante.com), de Portugal; na revista Veredas (www.veredas.art.br), do Rio Grande do Sul; e na El 6A, do Chile.


 Seus poemas e contos estão em três coletâneas do Conpoesi (Concurso de Poesia do Serviço Social da Indústria/RR), uma do Sesc Roraima e outra do Yamix, festival de artes promovido pela Universidade Estadual de Roraima.


Já ganhou alguns prêmios de jornalismo, cinema e literatura em Roraima. Nacionalmente foi premiado em 2009 pela Funarte com a bolsa de Criação Literária e em 2010 com a bolsa de Circulação Literária. Representa a região Norte no Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura do Conselho Nacional de Política Cultural, órgão que discute políticas públicas para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário