quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Palestra na São Vicente de Paula sobre o papel da leitura na formação social e profissional

Estivemos nesta terça-feira (25.11.25) na escola São Vicente de Paula conversando com alunos do 9⁰ ano sobre a relevância da leitura para a integração social e para o desenvolvimento profissional.

A visita à escola é resultado de um convite feito pelas professoras Jacilene Cruz e Gicelma Andrade.


Fomos representados pelo nosso colega Edgar Borges, quem falou com os estudantes sobre a sua trajetória estudantil desde a chegada da Venezuela em 1991 e de como a leitura o ajudou a superar barreiras idiomáticas e a tornar-se jornalista, escritor, produtor cultural e pesquisador.

Edgar ressaltou que ao chegar em Boa Vista já falava, lia e escrevia um pouco em português e que este conhecimento era fruto de leituras de histórias em quadrinhos, livros, filmes e músicas que ouvia tanto quando vinha passar as férias como quando estava na Venezuela.

Como entre os alunos havia muitos migrantes venezuelanos, Edgar lhes recomendou que aumentassem o volume de leituras para dominar o máximo possível do idioma de seu novo país, a exemplo do que ele mesmo fez quando veio morar no Brasil. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Coletivo Caimbé no Fórum Estadual da Rede de Pontos de Cultura de Roraima

Salve, gente linda. Representados pelos escritores e articuladores Zanny Adairalba e Edgar Borges, participamos na quarta e na quinta da TEIA Roraima, o Fórum Estadual da Rede de Pontos de Cultura do estado.



As atividades aconteceram na Universidade Federal de Roraima e no prédio da Secretaria Estadual de Educação. Participaram Pontos de Cultura de vários municípios, com apresentações artísticas e elaboração de propostas para serem enviadas à organização da TEIA nacional, que será realizada em março de 2026 no Espírito Santo.

O fórum deliberou 10 ações prioritárias, sendo uma referente ao tema central da TEIA nacional (“Pontos de Cultura pela Justiça Climática”) e nove ações distribuídas nos seguintes eixos temáticos: Plano Nacional Cultura Viva +10 e Estratégia Brasil 2050; Governança da Política Nacional Cultura Viva; e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística.


Foram dois dias de debates e trocas interessantes com os demais ponteiros de Roraima. Além de discutir as propostas, também foram eleitos 22 delegados estaduais para a TEIA nacional. O Coletivo Caimbé será representado por Edgar Borges.