terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Escritores fazem festa do poema secreto no último Sarau da Lona Poética em 2020

Em um ano como 2020, marcado por muitas tristezas, momentos de alegria são fundamentais para a saúde mental. Pensando nisso, um grupo de escritores de Roraima decidiu promover a tradicional festa natalina do amigo secreto de uma forma diferente: em vez de trocar presentes, vão presentear uns aos outros com poemas. 

Seguindo os protocolos de biossegurança nestes tempos de Covid-19, a festa será feita de maneira virtual, com transmissão pela internet. 


A festa do poema secreto dos escritores de Roraima vai integrar a programação da última edição deste ano do Sarau da Lona Poética, agendado para o sábado 19 de dezembro, às 19h30
, no canal de youtube do grupo literário Coletivo Caimbé.  

O Sarau é um evento organizado mensalmente pelo Coletivo Caimbé desde 2014. Neste ano migrou para as redes virtuais a fim de garantir a segurança sanitária de todos os poetas, músicos e artistas que costumam participar desta atividade. 

A ideia de fazer a festa do poema secreto como parte da Lona Poética e transmitir isso para o público nasceu em conversas mantidas em um grupo de whastapp que reúne mais de 50 autores de Roraima. 

“Já estávamos pensando em quais seriam os nossos convidados especiais para a edição de dezembro, quando o poeta Roberto Mibielli sugeriu esta troca de poemas, que será também a quarta etapa da Campanha Leia um Livro e Se Puder Fique em Casa, promovida desde maio por escritores de Roraima para incentivar as pessoas a lerem mais livros e blogs e evitar aglomerações”, explica o escritor Edgar Borges, articulador do Coletivo Caimbé. 

"Vejo a campanha que os escritores de Roraima têm feito como muito frutífera. É prazeroso, como escritora, conhecer as obras de autores locais, mas ainda mais prazeroso é ver pessoas que não conheciam as produções locais passarem a consumir a literatura roraimense. Isso abre caminhos para novos leitores e novos escritores", diz a poeta Eliza Menezes, uma das organizadoras da campanha.

“A intenção é, além de confraternizar em segurança, oferecer ao público do sarau uma mostra da diversidade literária de nosso Estado”, complementa a poeta Zanny Adairalba, outra articuladora do Caimbé.

Confirmaram participação no Sarau da Lona Poética os escritores Zanny Adairalba, Edgar Borges, Roberto Mibielli, Aldenor Pimentel, Eliza Menezes, Francisco Alves, Elimacuxi, Tiago Gomes, Simão Farias, Rosidelma Fraga, Vanessa Brandão e Marcelo Perez. 

Também participam os autores Paulo Thadeu, Sérgio Murilo, Shigeaki Ueki, Petira Maria dos Santos, Jacinta Santos, Lindomar Neves Bach, Otaniel Mendes e Roberta Cruz.

Serviço: 

O que: Sarau da Lona Poética

Quando: Sábado, 19/12, às 19h30

Onde: Canal do Coletivo Caimbé no youtube.

Com quem: vinte autores de prosa e poesia residentes em Roraima




terça-feira, 24 de novembro de 2020

Um sarau de performances e alegrias - novembro de 2020

Olá, gente linda! 

Vejam o vídeo de nosso delicioso Sarau da Lona Poética de novembro de 2020, com performances, declamações e cantos feitos pelos nossos convidados especiais, os poetas Francisco Alves e Jacinta Santos, o mestre de capoeira Ongira, do grupo Capoeira Angola Guerreiro de Palmares/RR, e o artista visual Rafael Pinto. 

Foi lindo demais da conta! A apresentação foi dos escritores Edgar Borges e Zanny Adairalba, articuladores do Coletivo Caimbé. 

Já estamos nos preparando para o Sarau de dezembro, que também será realizado de forma on-line e será tipo um amigo secreto da poesia, com muitos escritores de Roraima declamando poemas sorteados para outros escritores. 

Enquanto dezembro não chega, curte o vídeo e curte o nosso canal também, tá bom?

 


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Bora fazer arte no Sarau da Lona Poética de novembro

 Gente linda, vai se arrumando que tem sarau na sexta!

O Coletivo Caimbé promove nesta sexta-feira (20/11/2020) a edição mensal do Sarau da Lona Poética. O evento de poesia, música e artes integradas é organizado pelo grupo de escritores desde 2014. Por conta da pandemia de Covid-19 e para diminuir os riscos de transmissão da doença, vem acontecendo de forma virtual desde o começo do ano.


O encontro de novembro será transmitido
pela fanpage do Coletivo Caimbé no Facebook, com início às 19h30. Esta edição vai comemorar a Dia da Consciência Negra, explicam os escritores Edgar Borges e Zanny Adairalba, articuladores do Coletivo e organizadores da atividade.

O Sarau terá como convidados especiais os poetas Francisco Alves e Jacinta Santos, o mestre de capoeira Ongira, do grupo Capoeira Angola Guerreiro de Palmares/RR, e o artista visual Rafael Pinto. O quarteto vai apresentar poemas e músicas destacando a potência da cultura afro-brasileira e suas influências no cotidiano do país. 


Francisco Alves

Jacinta Santos 

Mestre Ongira 

Rafael Pinto

Além da participação dos convidados especiais, haverá o momento Microfone aberto, no qual os espectadores interessados serão integrados à transmissão para que declamem ou cantem. Esta participação é aberta e sem restrição de tema ou idade.

O Sarau da Lona Poética, mesmo em tempos de pandemia, é o único evento regular de literatura realizado em Roraima desde 2014. A opção por mantê-lo em andamento, ainda que a distância, foi a forma de dar continuidade à possibilidade de artistas e amantes de poesia poderem se encontrar e compartilhar momentos de alegria literária.

A atividade é uma das ações do Coletivo Caimbé, organização social informal criada em 2009 com o propósito de realizar e apoiar ações voltadas ao desenvolvimento do segmento literário em Roraima. O grupo já promoveu e foi convidado para ações em todas as regiões do País desde então. Toda essa caminhada cultural está registrada no blog www.caimbe.blogspot.com.br.

 

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Histórias do Coletivo Caimbé no podcast Direto ao Ponto

Gente linda!

Corre lá no site do jornalista Luiz Valério para conferir duas entrevistas com Edgar Borges e Zanny Adairalba falando um pouco da trajetória do Coletivo Caimbé.



O material faz parte de uma série de programas que o podcast Direto ao Ponto vai gravar sobre Literatura e Poesia na Amazônia.




A primeira entrevista pode ser conferida aqui. Nela, somente Edgar Borges conversou com o Luiz Valério.

A segunda conversa está disponível aqui, com a participação dapoeta Zanny Adairalba.

 São várias opções para ouvir o material: o próprio site, o spotify, deezer e outras plataformas.

Vem ver a gente no Sarau da Lona Poética de outubro de 2020

Gente linda! Antes tarde do que nunca viemos aqui postar o vídeo da transmissão do Sarau da Lona Poética de outubro, realizado no dia 15 do mês passado. 

 O Sarau encerrou a programação do Festival Literário On-line do Sesc Roraima 2020 e teve a participação poética de Zanny Adairalba, Elimacuxi, Joakin Antônio, Francisco Alves, Eliza Menezes e Vanessa Brandão, que compartilharam muita alegria e poesia para o público. 

 A apresentação desta edição ficou a cargo de Edgar Borges.

   

A próxima Lona Poética ainda será virtual, lá na nossa fanpage do Facebook. Está marcada para o dia 20 de novembro, em alusão ao dia da Consciência Negra. 

 Se ainda não curtiu a página, aproveita, dá um clic aqui e fica ligado: sexta-feira, 20 de novembro de 2020, às 19h30, tem Sarau da Lona Poética – edição novembrina. 

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Sarau da Lona Poética encerra Festival Literário On-line do Sesc Roraima, no dia 15/10

 De 10 a 15 de outubro o Sesc Roraima promoverá um Festival Literário On-line, com atividades nas redes sociais da instituição. O Coletivo Caimbé estará presente no evento com a edição on-line do Sarau da Lona Poética, que será transmitido pelo YouTube e Facebook do Sesc.

A programação do festival atenderá a todas as idades com oficinas literárias, lançamento de livros, contação de histórias, bate-papo e muito mais. O Sarau da Lona Poética será no dia 15 de outubro, às 19h, com vários convidados cantando e recitando.





O sarau será organizado pelo escritor Edgar Borges, articulador do Coletivo Caimbé e um dos selecionados para esta edição do Festival. Além dele, estão na programação, com diferentes ações, os escritores e artistas Elimacuxi, Felipe Thiago, Aldenor Pimentel, Sony Ferseck, Eliakin Rufino, Isa Carolina, João Pedro, Kenia Alves, Elivelton Magalhães e Aline Kefler, além dos grupos Curupira Show e Arteatro.

Festival Literário – De acordo com o Sesc Roraima, o objetivo do evento é divulgar e difundir a produção literária roraimense e incentivar o mercado editorial local, como também fortalecer o estado perante o cenário literário nacional, promovendo o hábito da leitura.

Confiram a programação completa do Festival LiterárioOn-line clicando aqui.

Ou então vejam nas imagens abaixo:







quinta-feira, 1 de outubro de 2020

E teve encontro online para fazer o Sarau da Lona Poética de setembro de 2020

Gente linda! Chegamos com aquele atraso costumeiro para lembrar que teve Sarau da Lona Poética em setembro sim e foi lindo e animado sim! 

Foi muito bacana encontrar, mesmo que a distância, nossos amigos poetas e músicos para ouvi-los compartilhar poemas e músicas conosco e com quem estava conectado em nosso instagram. 

Nos vídeos incorporados abaixo vocês podem ver o que rolou nas duas horas de sarau: teve Zanny Adairalba recitando, Edgar Borges também, teve Paulo Segundo encantando com Carol Alcoforado, Francisco Alves invocando a divindade Kuzamba, 7niggaz mandado rap no free stiyle e Elimacuxi tornando a noite mais bonita ainda. 

E é uma pena que não apareça no vídeo, mas rolou uma conversa paralela muito engraçada na caixa de comentários. 

Bem, fiquem com os vídeos e lá vai um aviso: às 19h do dia 15 de outubro deste infinito 2020 vamos fazer uma nova edição online do Sarau da Lona Poética. Só que desta vez a transmissão vai acontecer pelas redes sociais do Sesc Roraima. É que vamos encerrar com poesia e música o Festival Literário 2020 da instituição. 

Esperemos vocês por lá. Um abraço! 


E a segunda parte do Sarau da Lona Poética está aqui:

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Coletivo Caimbé promove sarau virtual no instagram



O grupo de escritores e artistas Coletivo Caimbé promove nesta quinta-feira (24/09) o Sarau da Lona Poética. Esta ação é realizada desde 2014 em Boa Vista e outras cidades em praças e espaços culturais. Desde o começo da pandemia de Covid-19, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde para evitar aglomerações, vem sendo feita de forma online.

A edição de setembro acontecerá no perfil de instagram do Coletivo Caimbé, a partir das 19h30. Mantendo o espírito dos encontros presenciais, será um sarau com microfone aberto para o público. Assim, todas as pessoas que quiserem recitar ou cantar terão espaço garantido na transmissão.

O Sarau da Lona Poética é organizado pelos escritores Edgar Borges e Zanny  Adairalba, articuladores do Coletivo Caimbé. Criado em 2009, o grupo já promoveu atividades em vários municípios de Roraima e em estados de todas as regiões do País. Todas estão registradas aqui em nosso blog .

 

SERVIÇO

O que: Sarau on-line da Lona Poética, com microfone virtual aberto.

Quando: Quinta, 24/09/2020, às 19h30.

Onde: Instagram @coletivocaimbe.

 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Editora da UFRR, PPGL UFRR e Coletivo Caimbé promovem sarau virtual para lançar a coleção Literatura de Circunstâncias

Gente linda, olha que coisa bacana: nesta sexta (21) tem lançamento de livros que ajudamos a organizar!

Isso mesmo: representados pelo nosso colega Edgar Borges, participamos da organização dos dois primeiros volumes da coleção Literatura de Circunstâncias, resultantes da primeira edição do Prêmio Devair Fiorotti de Literatura. 

O sarau de lançamento será dia 21 de agosto de 2020. Confiram abaixo uma matéria originalmente publicada no site da Universidade Federal de Roraima



Editora da UFRR promove sarau virtual para lançar os volumes 1 e 2 da coleção Literatura de Circunstâncias

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) promove na próxima sexta-feira (21/8) um sarau on-line para fazer o lançamento dos dois primeiros volumes da coleção Literatura de Circunstâncias/Prêmio Devair Fiorotti de Literatura.  

O lançamento será feito pelo canal de Youtube do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UFRR , com início da transmissão às 16h, horário de Brasília. 

A intenção é reunir todos os participantes da coletânea e abrir espaço para leituras de trechos dos textos ganhadores do concurso.

 Os dois volumes da Coleção Literatura de Circunstâncias serão disponibilizados para download na página da EdUFRR: www.ufrr.br/editora.  Além disso, a editora fez uma tiragem impressa que será distribuída entre os autores e nas bibliotecas do Estado.

O concurso Literatura de circunstância/Prêmio Devair Fiorotti de Literatura teve como tema “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequência sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva”.

O volume 1 da Coletânea é composto de 15 poemas,15 minicontos e 15 crônicas; enquanto o volume 2 é composto de 15 contos. Na categoria Poema, as comissões Organizadora e de Avalição homenageiam a memória do recém-falecido poeta e professor da UFRR, Devair Fiorotti, com dois poemas hors-concours.

A iniciativa estimulou um grande contingente de escritores de todas as regiões do País, além de escritores que residem em Portugal e na Polônia, a produzirem um conjunto de textos que tratam de diferentes perspectivas, com profundidade e agudeza, e ao mesmo tempo com muita graça e leveza, da condição-limite vivenciada pela humanidade neste ano de 2020, em que ela foi obrigada a uma repentina e profunda mudança de hábitos.

O prêmio literário teve o suporte da EdUFRR e foi organizado por Fábio Almeida de Carvalho, seu diretor, por Roberto Mibielli, escritor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR (PPGL), e por Edgar Borges, escritor e integrante do grupo literário Coletivo Caimbé.

“Esperamos que seja esta a primeira de uma série de publicações de obras literárias que conjuguem alto valor estético e grande relevância social e que, assim, a EdUFRR possa ajudar a Universidade Federal de Roraima a cumprir o seu primordial papel de impulsionadora da ciência, da cultura e da arte que circula e que se produz no extremo norte do Brasil”, afirma o diretor da editora.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Os vídeos do Sarau da Lona Poética on-line de julho de 2020

Gente linda que não anda no instagram!

Deixamos aqui para vocês os vídeos de nosso primeiro sarau on-line da Lona Poética, realizado nesta modalidade por motivos de distanciamento social em tempos de pandemia. 

Foi muito bacana o encontro virtual e tivemos a oportunidade de rever bons amigos de música e poesia que há tempos não encontramos na vida real. 

Era para ser uma live de apenas uma hora, mas o pessoal pediu tanto que decidimos fazê-la em dois tempos. Mês que vem vai ter mais poesia. Talvez seja no Facebook, talvez no instagram. Não sabemos ainda, mas é certo que haverá mais Sarau da Lona Poética Online. 

Aproveitem o sarau e, se puderem, curtam a nossa página no Instagram e no Youtube (nossa intenção é fazer por lá os saraus quando tivermos os seguidores necessários).  

Beijos e bom sarau: 




quarta-feira, 1 de julho de 2020

Coletivo Caimbé promove versão on-line do Sarau da Lona Poética

Olá, gente linda!

Vai ter sarau on-line neste sábado (04.07). O grupo literário Coletivo Caimbé promoverá a primeira edição virtual do Sarau da Lona Poética, encontro de poetas, declamadores, músicos e artistas que é realizado desde 2014 em praças e espaços culturais de Roraima.


O encontro poético acontecerá numa live do Instagram no perfil @coletivocaimbe, com início às 19h. A lógica do sarau será a mesma das atividades presenciais que eram realizadas antes da pandemia de Covid-19.

“Qualquer espectador que quiser declamar ou cantar poderá fazê-lo, bastando escrever “Me chama” na caixa de comentários da transmissão. Será o microfone virtual aberto às participações do público”, explica a poeta Zanny Adairalba, articuladora do grupo.  

“Nossa intenção é tentar promover uma hora de alegria e poesia nestes dias tão complicados e cheios de medo e dor para muitas pessoas. Já combinamos com alguns poetas e músicos a sua participação, mas o bom do sarau é a participação inesperada do público declamando e cantando. Esperamos por isso”, diz o escritor Edgar Borges, articulador do Coletivo Caimbé.

O Coletivo Caimbé é uma associação informal de escritores e artistas. Criada em 2009, já promoveu atividades em vários municípios de Roraima e em estados de todas as regiões do País. Todas estão registradas em nosso blog.

SERVIÇO
O que: Sarau on-line da Lona Poética, com microfone virtual aberto
Quando: Sábado, 4 de julho, às 19h
Onde: Perfil do Coletivo Caimbé no instagram: @coletivocaimbe


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Coletivo Caimbé é parceiro da Editora da UFRR em concurso literário

Gente linda, quanto tempo!

Em parceria com a Editora da Universidade Federal de Roraima e o Programa de
Pós-graduação em Letras da UFRR, estamos ajudando a organizar um concurso literário em Roraima. Podem inscrever-se autores de todas as nacionalidades, bastando apenas ter CPF. As categorias do concurso são contos, micocrontos, poemas e crônicas. 

Os 15 textos selecionados em cada categoria serão publicados pela EdUFRR em um e-book com distribuição gratuita. Se gostou da ideia, participe. As inscrições devem ser feitas por e-mail e estão abertas até 5 de maio de 2020. 

Para baixar o edital e conferir todas as regras, clique no link a seguir: www.ufrr.br/editora/.

Compartilha com teus amigos, gente linda!

Confere a seguir um resumo do edital: 

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) recebe até 5 de maio de 2020 as inscrições no concurso para seleção de textos literários dos dois primeiros volumes da Coleção Literatura de Circunstâncias. Podem participar escritores de qualquer nacionalidade, desde que tenham inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF).

Os textos devem abordar a temática “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequência sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva”. A primeira edição do concurso homenageia a memória do professor da UFRR, escritor e artista visual Devair Fiorotti, falecido em março deste ano. 

Cada pessoa poderá inscrever até três trabalhos de gêneros literários diferentes ou iguais. Menores de idade podem participar, desde que com autorização dos pais ou responsáveis.

As categorias do concurso são conto (com até 20 páginas), crônica (com até 10 páginas), poesia (com até 5 páginas), e microconto (com até 280 caracteres, incluindo o título). 

As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail, de acordo com o edital disponível na página www.ufrr.br/editora/

A divulgação do resultado será feita no dia 8 de junho. Os 15 textos de maior nota final em cada categoria serão organizados em uma antologia, em dois volumes, a ser registrada com ISBN e publicada de forma digital. 

Além disso, todos os selecionados receberão um certificado de participação na coleção. 

Será invalidada a inscrição de participante que submeter textos de conteúdo discriminatório, ofensivo à liberdade de consciência e de crença, com teor grosseiro, que fira direitos humanos ou que viole a legislação vigente. 

A iniciativa faz parte da nova proposta editorial da EdUFRR. A intenção é impulsionar a produção literária brasileira, com ênfase na produção local, além de promover o entretenimento e a reflexão sobre tempos difíceis e questões complexas.