sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Coletivo Caimbé participa de discussões sobre mídia livre

O Coletivo Arteliteratura Caimbé participou nos dias 23 e 24 de agosto do III Fórum Onda Cidadã, realizado no Instituto Itaú Cultural, São Paulo. Nosso colega Edgar Borges foi o único convidado da região Norte para o evento, que discutiu os caminhos que o programa Onda Cidadã pode tomar para incentivar o crescimento das iniciativas que atuam com mídia livre e produção cultural.

Durante o fórum foram apresentados os resultados do mapeamento das mídias livres brasileiras.

O mapeamento consiste em 27 perguntas que abordam temas como: status legal, tempo de vida, área de atuação, grau de formalização, atividades desenvolvidas, sustentabilidade, quantidade de profissionais e outros.

Foram mapeados 253 GIASCs (Grupos, Ações e Iniciativas Autônomas de Comunicação). Dentre a amostra, 56% se concentra na região Sudeste, 14% no Sul, 14% no Nordeste, 8% no Centro-Oeste e 6% no Norte, como você pode ver no gráfico.




Neste vídeo, Edgar, Rene Silva (Voz da Comunidade/RJ), Haroldo Paranhos (Coletivo SHN/SP) e Ricardo Ruiz Freire (3 Ecologias/PE) falam sobre o que os levou a criar e a manter os coletivos culturais que integram:




Para acessar outros vídeos, a pesquisa, saber quais outras iniciativas participaram e cadastrar-se no mapeamento do programa Onda Cidadã, clique aqui.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Coletivo Caimbé participa de debate sobre midialivrismo


Do site Onda Cidadã

Nos dias 23 e 24 de agosto, o Itaú Cultural realizará o Fórum Onda Cidadã . O evento servirá para o debate sobre o Mapeamento das Mídias Livres no Brasil do Programa Onda Cidadã, iniciado no ano de 2009. Nosso colega Edgar Borges ,  desde 2004 mantenedor/colaborador de vários blogs, participará do evento.

O mapeamento, composto por mais de 300 iniciativas de midialivrismo e ativismo cultural, identifica veículos de comunicação por elas utilizados, as formas de sustentabilidade, as metodologias de trabalho, os tipos de profissionais, os públicos preferenciais, enfim, toda uma gama de informações sobre a cadeira produtiva do que tem se chamado de “cultura livre” no Brasil.

A intenção do Fórum é apresentar para esse grupo os resultados obtidos até o momento, comunicar os próximos passos do projeto e articular com o grupo como o programa Onda Cidadã pode contribuir para a cultura livre do país.
Para fomentar esse debate, convidamos midialivristas e ativistas culturais de todas as regiões do Brasil, que também serão entrevistados para documentar, em vídeos, suas histórias na produção da cultura livre brasileira. Essas entrevistas serão publicadas no site do Onda Cidadã, que terá como meta ser um site que reúne história e análise do midialivrismo.

Onda Cidadã

O Onda Cidadã é um programa permanente do Itaú Cultural que busca analisar a produção das mídias autônomas e fomentar conhecimentos que sirvam de base para qualificar o campo da cultura livre no país. O termo Onda deriva das rádios livres e comunitárias, primeiras experiências de midialivrismo que o Onda Cidadã, em 2003, reuniu, mobilizando pessoas e emissoras de rádio comunitárias, públicas e universitárias a fim de estabelecer uma rede de troca de informações e experiências entre profissionais e dirigentes do setor.
Atualmente, o programa congrega e reúne toda uma gama de realizadores midialivristas de diferentes linguagens (digitais, impressas, fotográficas, audiovisuais, sonoras, performáticas etc.

FÓRUM ONDA CIDADÃ 2012

Dia 23 de agosto

- Abertura do Fórum Onda Cidadã
- Dinâmica de Apresentação dos Participantes do Fórum Onda Cidadã
Horário: 10h às 11h
- Mapa das Mídias Livres no Brasil
Horário: 11h às 13h
Écio Salles, Fábio Malini, Marcela Camargo e Marcelle Desteffani apresentam os novos dados sobre a realidade midialivrista no Brasil.
- Debate – Fórum Onda Cidadã – Mídia Livre no Brasil
Horário: 14h30 às 18h30

Desafios: no primeiro momento do Fórum, a estratégia didática é debater o dilemas e desafios da mídia no Brasil atual, para daí extrair – no dia seguinte – um posicionamento estratégico para o programa Onda Cidadã na cena da cultura livre brasileira.

Dia 24 de agosto

- Oficina Tutorializando uma Cobertura Colaborativa
Horário: 10h – 12h30
Dinâmica de grupo em que os participantes irão fazer um post coletivo ensinando aos usuários do site Onda Cidadã como fazer uma cobertura colaborativa para a internet através de seus conhecimentos em ferramentas de publicação, streaming, edição e gestão de redes sociais.
- Mídia Livre no Brasil – Desafios e Proposta
Horário: 15h
A partir de provocações sobre os dilemas da cultura livre brasileira , os midialivristas convidados vão prospectar como o programa Onda Cidadã pode contribuir estrategicamente para o aprimoramento e qualificação da cultura livre no Brasil.
- Relato das Atividades do Fórum Onda Cidadã 2012
Horário: 17h

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Escritor roraimense é premiado em concurso nacional de poesias




A rede de farmácias Pague Menos divulgou o resultado de seu segundo concurso literário de poesias, este ano realizado com o tema Brava Gente Brasileira. Mais de duas mil pessoas de todo o país participaram. O concurso selecionou 100 textos para compor um livro. Entre as obras, o poema "Valentes", do jornalista e escritor Edgar Borges, integrante do Coletivo Arteliteratura Caimbé, ficou em quinto lugar.

A banca da segunda edição do concurso de poesias da Farmácias Pague Menos foi composta por Marcia Sucupira, mestre em políticas públicas e escritora; Maíra Ortins, coordenadora de artes visuais da Secretaria de Cultura de Fortaleza; e Urik Paiva, coordenador de políticas de literatura, livro e leitura da Secretaria. O resultado foi transmitido de Fortaleza ao vivo pela internet no dia 2 de agosto.

"Fiquei surpreso com o resultado. Ficar entre os 100 finalistas, concorrendo com poetas de todo o Brasil, já havia me deixado feliz. Ser o quinto e participar da coletânea foi uma surpresa maior ainda. São iniciativas assim que estimulam os escritores a produzir. As empresas e o poder público de Roraima, em todas as esferas, deveriam implementar ações deste tipo, valorizando a literatura e os escritores roraimenses", afirma Edgar.

A versão digital do livro pode ser acessada no hotsite do concurso ou no blog Crônicas da Fronteira, editado por Edgar. A poesia dele está na página 18.